quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Aspectos Fisiográficos da Dinamarca

A Dinamarca consiste da península da Jutlândia (Jylland) e de 443 ilhas com nome, das quais 76 são habitadas, e entre as quais as mais importantes são Fiónia e a Zelândia (Sjælland). A ilha de Bornholm localiza-se um pouco para leste do resto do país, no mar Báltico. Muitas das ilhas estão ligadas por pontes. A ponte do Oresund liga a Zelândia à Suécia e a ponte do Grande Belt liga Fyn à Zelândia.
O país é, em geral, plano e com poucas elevações (os pontos mais elevados são o
Møllehøj, o Ejer Baunehøj e o Yding Skovhøj, todos com altitude apenas uns centímetros acima dos 170 m. O clima é temperado, com invernos suaves e verões frescos. As cidades principais são a capital, Copenhaga (na Zelândia), Aarhus (na Jutlândia) e Odense (em Fyn).

**CLIMA
O clima da Dinamarca é continental, frio no inverno e temperado no verão, sujeito à influência das massas de ar de origem atlântica. A península de Jylland é relativamente chuvosas (800 milímetros por ano), enquanto o resto do país, especialmente as ilhas orientais, tem pouca chuva, que médias não ultrapassam 600 milímetros anuais. As chuvas ocorrem principalmente no final do verão e no outono, que são os meses mais ventosos e chuvosos, enquanto a primavera, embora muito ventosa, geralmente é seca com um clima ameno. O inverno é húmido e brumoso raramente neva. Temperaturas, têm variações sazonais, em geral vai de uma temperatura média de 1°C em janeiro a 20°C em julho.

**VEGETAÇÃO
Na Dinamarca, o bioma é o de floresta temperada decídua (aquela onde as folhas ficam coloridas no outono e caem bem próximo ao inverno), contudo, lá está praticamente devastado, em grande parte devido a ocupação humana. São exemplos de espécies vegetais presentes na flora a faia, o carvalho, abeto, salgueiro. Interessante ressaltar também a presença de pântanos no país.

**HIDROGRAFIA
O país carece, quase por completo de rios, sendo o mais importante o Gudena. Este rio, com cerca de 160 km, nasce na Jutlândia central e desagua no fiorde de Randers. Os principais rios que deságuam no Mar do Norte são o Elba (em Cuxhaven), o Weser (em Bremerhaven), o Ems em Emden, o Reno e o Mosa (Roterdão), o Schelde (em Flushing), o Tâmisa e o Humber (em Hull). No interior, abundam campos férteis de cultivo. Os bosques são escassos. Porém, sendo este um país altamente desenvolvido e industrializado é curioso verificar que, à margem das prospecções petrolíferas do Mar do Norte, a Dinamarca é uma terra com pouca matéria-prima.

Um comentário:

  1. Esse blog me ajudou bastante a tirar uma nota 10 num trabalho de ED.fisica

    ResponderExcluir